Sabem o ditado de “primeiro estranha-se, depois entranha-se”? Foi exatamente o que aconteceu comigo quando comecei a jogar Cook, Serve, Delicious! 3?!. Inicialmente, atrapalhei-me bastante com os comandos (para aí nos primeiros 5 minutos), onde fiquei bastante frustrada comigo e com o jogo. Mas assim que entrei na onda dos cozinhados, fiquei viciada! Aviso-vos já, não joguem enquanto tiverem com fome! Existem centenas de receitas e o aspeto delas vão vos deixar com água na boca!
Apesar de já ser o terceiro jogo, é o primeiro Cook, Serve, Delicious! que jogo. Começamos o jogo em 2041, e os EUA foram devastados pela guerra. A franquia Cook, Serve Delicious! continua e o restaurante na Torre Teragon está forte como sempre … até ser destruído nas cenas de abertura. Somos retirados dos escombros por dois robôs, a Whisk e Cleaver, que muito simpaticamente doam a sua carrinha para servirmos comida. Um ano depois, é hora de ir para a estrada e fazer aquilo que sabemos melhor: cozinhar comida deliciosa! A premissa é um pouco caótica, mas o jogo não é realmente sobre a história nem o foco desta saga. Cook, Serve, Delicious! 3?! é sobre alimentar hordas de clientes famintos na nossa food truck!
Mas cozinhar e servir comida é mais fácil de falar do que fazer, e como podem imaginar, há multidões de pessoas furiosas e famintas que querem que a comida seja entregue exatamente como pediram, incluindo pedidos especiais, e que seja tudo feito o mais rápido possível. Cook, Serve, Delicious! 3?!. faz um ótimo trabalho a simular aquela sensação frenética de quando se trabalha no sector alimentar -para o bem ou para o mal.
Nem é preciso dizer que é um jogo difícil e muitas vezes ficamos com o cabelo em pé. Em Cook, Serve, Delicious! 3?!., tens o controlo total sobre o menu, e aqui está o ponto mais importante do jogo (na minha opinião). Cada paragem com a food truck requer uma quantidade certa de pontos que o menu tem de apresentar. Quanto mais difícil for a comida de preparar, mais pontos ela vale – e mais tempo levará para cozinhar com precisão. Aqui temos de saber gerir que refeições iremos fazer, para haver um balanço entre os pontos e a dificuldade do menu, e para não metermos a pata na poça.
Se não tens habilidades culinárias, não te preocupes! Cozinhar no Cook, Serve, Delicious! 3?!. é tão fácil quanto pressionar alguns botões. Mas talvez não seja assim tão fácil… A maior parte da jogabilidade está assente em pressionar os botões corretos nas sequências adequadas e seguindo as instruções. É essencialmente uma série de eventos em tempo rápido, mas com a ameaça de falha instantânea se pressionarmos o botão errado. Uma receita incorreta levará a um cliente irritado. Assim que o erro for cometido, não há como voltar atrás sem colocar tudo no lixo e começar de novo.
Os primeiros tempos serão difíceis de se habituar à jogabilidade de Cook, Serve, Delicious! 3?!., mas assim que entrarem no ritmo, o jogo flui bastante bem. O jogo também traz uma árvore de atualizações que nos permite melhorar a food truck. Conforme completamos os níveis, iremos ganhar experiência e recebemos pontos que poderão ser gastos para atualizar os recursos da carrinha, fazendo upgrades e tornando a experiência de cozinhar mais fácil e acessível. A trilha sonora encaixa na perfeição e fica no ouvido (muitas das vezes encontrei-me a jogar e a cantarolar).
Se és fãs de jogos de simulação, queres ser um Chef mas achas que as tuas habilidades culinárias ficam aquém da realidade ou simplesmente adoras preparar comida, este jogo é para ti!
Cook, Serve, Delicious! 3?!. está disponível na Steam e Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4.
Esta análise foi possível com o apoio da Vertigo Gaming!
Redes Sociais