Quando fui desafiado a experimentar Dude, Where Is My Beer? fiquei automaticamente interessado só de ler o nome do jogo. Gosto de videojogos, gosto de cerveja… que decisão haveria de tomar? Não jogar este jogo? Por favor!
Por isso, sem mais demoras, peguem numa cerveja bem fresquinha e permitam-me partilhar a minha experiência ao jogar Dude, Where Is My Beer?.
Dude, Where Is my Beer? é um jogo com um objetivo muito simples: encontrar uma cerveja pilsner num mundo de cervejas artesanais patetas e hipsters snobes. O gameplay é do estilo point-and-click, muito semelhante aos jogos de aventura da velha guarda, com uma componente forte de quebra-cabeças.
Apesar do jogo ligar muito bem o que se está a passar na história ao gameplay, com o passar do tempo, senti que desfrutava menos do jogo por se tornar muito repetitivo. As primeiras duas horas de jogo foram entusiasmantes, mas depois comecei gradualmente a sentir que o jogo nunca mais avançava e ao fim de quatro horas só queria mesmo acabá-lo. Penso que a razão que me levou a ficar farto rapidamente foi a dificuldade dos quebra-cabeças, que aumenta muito à medida que o jogo vai avançando. Talvez uma pessoa diferente possa achar nessa dificuldade um desafio e, por isso, aproveite o jogo de uma outra maneira.
Com as evoluções que temos visto nos últimos anos na indústria dos videojogos, um jogo point-and-click pode ser anti-climático quando comparado com o ritmo acelerado de ação que temos hoje em dia. No entanto, acho que Dude, Where Is My Beer? tem muito para oferecer neste estilo em que se apresenta.
Dude, Where Is My Beer? é um jogo altamente consciente de si mesmo. Por várias vezes quebra a “quarta parede” brincando com as decisões dos jogadores e com personagens que aparecem na capa do jogo. Os diálogos muitas vezes fizeram-me lembrar Rick and Morty onde também se recorre à sátira e níveis exorbitantes de sarcasmo.
Dude, Where Is My Beer? é um jogo curto e simples. Um projeto indie que vai às raízes dos videojogos para nos contar uma história moderna.
Está apenas disponível na Steam para os jogadores de PC e Mac.
Esta análise foi possível com o apoio da Games Branding!
Redes Sociais