Este jogo não faz parte da minha juventude, mas faz parte do meu início no coleccionismo! Estava uma bela noite após vir de Lisboa com um bom serão universitário já passado, quando em casa do Ed estávamos a ver quais os jogos havia para comprar para a nossa colecção. Era uma altura em que se ia de propósito ao Porto, a lojas como a PressPlay e à CEX, com preços decentes e não como é hoje… uma época em que o D.Afonso Henriques tinha falecido só há 840 anos em vez de 850 anos.
Ele estava sentado na sua cadeirinha de escritório à frente do seu computador e eu, sentado na caminha do Ed como um bom menino que sou, à espera de alguma novidade interessante. Ele pára de repente e pergunta-me: – “Não te falta o Dynasty Warriors para acabar toda a colecção da série? Está aqui…” E eu entre o entusiasmo e a incredulidade: – “Compra!” Esta é uma história de amor que surgiu na época dos Teletubbies, e que até hoje nunca passou!
Dynasty Warriors é uma série de jogos baseada numa época histórica da China na Dinastia Han, por volta do século II. O seu declínio devido a trincas políticas complexas e a acumulação de capacidade militar e política de senhores da guerra, na busca pelo poder e domínio de toda a China. Com a evolução da luta política e militar, três reinos surgiram para o domínio da China, com motivações diferentes: Wu, Shu e Wei. Todo o jogo se baseia na luta dos seus líderes e heróis, com histórias e motivações próprias, ao longo de toda a série!
Este joguinho em específico é para a PlayStation, que não tem nada haver com o resto da série.
Este é um típico fighting game, que em bom português é um belíssimo jogo de porrada e extremamente difícil!
O trailer da entrada é lindíssimo, uma autêntica desilusão! Não deixa nenhuma surpresa, mostra todos os lutadores e a besta que temos de enfrentar no final… Lu Bu! Ecrã inicial tradicional e escolhemos o nosso lutador, cada um como a indicação da sua facção. Se uma pessoa tem dúvidas das teclas, o ecrã de instruções diz-nos tudo, do mais básico até aos ataques especiais! E o pior é o resto.
Com quem podemos lutar? Lu Xun, Guan Yu, Zang Fei, Zhou You, Zhao Yun e outros nomes muito chineses! E onde lutamos? Em cenários da guerra dos três reinos! Hu Lao Gate, Guan Du, Chang Ban, Wu Zhang Plain, entre outros! A jogabilidade é fantástica excepto a dificuldade. O jogo não nos poupa! Eu bem escolhia lutadores, treinava, e levava no maço até chorar! O terceiro tipo é mesmo difícil e eu não gosto nada que me magoem! Não era para chorar no fim, porque graças a Deus e ao programador existe um botão de On/Off na consola e podia escolher não morrer! Mas pronto!
O importante é que este título foi o início de tudo aquilo que gosto numa série de jogos: história, divertimento, diversidade e longevidade. Nas próximos títulos e com a mudança para Beat’em Up, é uma série muitas vezes considerada como repetitiva, mas juro-vos, divertida como tudo! Aconselho-vos a experimentar!
Um abraço a todos!!
Redes Sociais