Algures em 2006 no meu segundo PC, ultrapoderoso com o Windows XP e os componentes bem aliciantes para altura (. pelo menos para mim…), instalei um título com apenas um ano de idade, e uma novidade para mim: Lego Star Wars: The Videogame. Sempre adorei os jogos da Lego, desde Lego Racers ao Lego Alpha Team, e até os Lego Island 1 e 2. Ver o universo Star Wars, que tinha igualmente descoberto há poucos anos, tornou tudo mais interessante. Este jogo, primeiro na sua linha, criou uma experiência muito interessante e rapidamente me tornou um fã destes jogos. Ao longo dos anos, fui explorando alguns dos títulos baseados nestas franchises de sucesso, mas nem todos me passaram pelas mãos e até mesmo os do Star Wars acabaram por se perder no meio de tudo o resto. A verdade é que joguei pouco aos modelos mais recentes.
Na minha memória, os jogos LEGO da TT Games são ainda sem vozes, num formato mais linear e muito diretos a recontar uma história que já conhecemos, sempre com uma grande dose de humor. Hoje, a evolução dos videojogos tornaram tudo mais complexo e o estúdio teve de se atualizar de uma forma ou de outra. Os jogos continuam relativamente lineares e a contar a sua história que são bastantes familiares, mas oferece muito mais conteúdo extra para explorar. Todas as missões têm um caminho, mas dão-nos uma maior liberdade de explorar aquele cenário. Montes de conteúdos para destruir e peças para apanhar. A verdade é que estes jogos não vão revelar surpresas nas suas narrativas e por esse motivo têm de se inovar de outras formas. Com mais personagens, mais fluidez nos controlos e uma maior liberdade de colecionar.
Sim, este é o verdadeiro mote destes jogos. Tal como os verdadeiros LEGO, a TT Games tem vindo a aperfeiçoar o sistema de colecionar e este novo título é o pináculo desta ideologia. Centenas de personagens, milhares de peças coloridas, bónus escondidos e muito mais. Passar a história deste jogo acaba por ser o extra de toda a aventura. São nove histórias, carregadas de cenários vastos para se explorar e descobrir os melhores segredos e personagens. É uma aventura que nos deixa pouco tempo em cinemáticas, colocando o jogador no controlo o máximo de tempo possível. Até nas passagens entre níveis temos locais para explorar e conteúdos para descobrir. Este é sem dúvida um dos títulos do estúdio mais completo de sempre. Há poucos jogos que me fazem querer aventurar no colecionismo e sinto sempre que a sua maioria nos desvia demasiado a atenção do objetivo principal e acabo por não me divertir como seria suposto. Aqui é tudo diferente. Talvez devido à temática daquilo que é um LEGO, mas divirto-me imenso apenas a explorar os ambientes. Tive algumas horas para poder conhecer uma boa parte deste jogo, mas acreditem que ainda tenho muito conteúdo pela frente e estou ansioso por me aventurar com mais calma por todos aqueles ambientes mágicos.
Até hoje tivemos os títulos Lego Star Wars: The Videogame, que apresentava a trilogia de prequela, dado o lançamento acontecer precisamente durante as estreias cinematográficas destes filmes. Lego Star Wars II: The Original Trilogy, que tal como o nome indica explora os filmes originais. Em 2007, é lançado Lego Star Wars: The Complete Saga, que conta com os dois jogos melhorados e preparados para a nova geração de consolas. Lego Star Wars III: The Clone Wars oferece uma visão sobre o filme e série com o mesmo nome. Com o aumento de jogos de diferentes universos, foi só em 2016 que voltamos a ter um jogo Lego Star Wars, com o subtítulo The Force Awakens, que pela primeira vez retrata apenas um filme da saga, aproveitando também o relançamento no cinema. Não foi a melhor decisão, levando a uma paragem longa até ao lançamento deste gigante Lego Star Wars: The Skywalker Saga.
Finalmente, e pela primeira vez, temos todos os filmes representados nos videojogos e podemos explorar todos os cantinhos, planetas e cenários dos nove episódios. Relembrar a história de origem de Anakin Skywalker e a sua evolução até se transformar no Darth Vader. Relembrar os treinos de Luke Skywalker e as suas relações com Leia Organa, Han Solo, Chewbacca, C3PO e o incrível R2-D2. Tomar o controlo de Rey na sua missão para descobrir o seu passado, contando com personagens clássicos e novidades de fazer cair o queixo. Mais uma vez, é apresentado o título perfeito para oferecer aos mais novos uma experiência única de conhecer todo um universo incrível. E podem contar com mais no futuro, visto que vem aí vários conteúdos adicionais relacionados com as novas séries e filmes spinoffs.
Lego Star Wars: The Skywalker Saga vai transportar os jogadores por uma experiência bem conhecida dos fãs destes jogos, oferecendo ainda mais conteúdo e novidades que elevam as interações com o jogador. Entre tudo o que tem para oferecer, este título vai se muito familiar e ao mesmo tempo inovador no seu estilo. O controlo dos personagens está cada vez mais interessante e aperfeiçoado, tornando esta a verdadeira e ultimate experiência destes jogos. Mesmo mantendo um padrão entre os vários jogos, consegue ser extremamente divertido, contendo um humor muito único e familiar, oferecendo uma experiência a solo ou com companhia quase perfeita. É um jogo que vos vai deixar horas agarrado ao ecrã e tenho a certeza que com a companhia certa vai ser uma grande experiência.
Tecnicamente muito bem apresentado e com as mecânicas bem aprimoradas, o jogo está com um aspeto e uma fluidez muito boa na Xbox Series X e promete ser mais um sucesso entre os fãs.
Um título obrigatório para todos os que adoram este gênero de videojogos.
Redes Sociais