Basquetebol é uma modalidade desportiva que me tem chamado muito à atenção nos últimos anos e que anda, a passos largos, a destronar futebol como o desporto que mais assisto. É por causa de jogos como NBA 2K22 que cada vez me interesso mais pelo desporto e pelos jogadores.
Este ano, com as novas gerações de consolas já decentemente estabelecidas no mercado, a expectativa era alta para conhecer uma versão feita de raiz para a PlayStation 5.
É impossível avaliar NBA 2K22 sem ter em consideração os seus antecessores. É natural que haja evoluções de um ano para o outro, mas a questão mais relevante é: será que as coisas menos boas foram corrigidas?
Ano após ano, NBA 2K mostra que é o melhor jogo da sua modalidade. O jogo atingiu um nível já bastante próximo da perfeição há algumas edições atrás e este ano continua a ser caso para dizer a velha máxima “equipa vencedora, não mexe”.
Sim, há alterações. NBA 2K22 não é o mesmo jogo que NBA 2K21.
Este ano, o shot meter mudou, revertendo para algo mais ao estilo NBA 2K20. Esta tem sido a alteração mais polémica nas últimas edições. Nota-se que a 2K Games anda a fazer algumas experiências nesta função, mas creio que finalmente atingiram o ponto certo, misturando o elemento visual clean e fácil do NBA 2K20 com o ajustador de shot do NBA 2K21. Pessoalmente, não gosto quando alteram este elemento tão crucial para a jogabilidade do jogo, mas este ano demorei menos tempo a habituar-me porque este shot meter faz mais sentido e, por isso, a curva de aprendizagem foi menor.
Em NBA 2K22, somos obrigados a jogar com cabeça. Acabaram-se os dias em que se usava o cheat code de mandar sprint lá para a frente, puxar a defensa para o interior e passar para o Stephen Curry na linha dos três pontos. A stamina tem uma maior influência na construção de jogo ao ponto de influenciar o próprio shot meter. Os blocks estão mais fáceis o que ajuda na defesa (elemento mais difícil de controlar numa partida). Para além disso, os alley-oops já não estão OP e é preciso um timing específico para funcionarem. Em NBA 2K22, play smart!
MyCAREER
MyCAREER foi, sem dúvida, a maior aposta em NBA 2K22. Este ano contamos com uma cidade absolutamente gigante com imensas actividades, missões e elementos dinâmicos com que se pode interagir. Apesar de alguns bugs aqui e ali, senti que estava a jogar uma espécie de GTA de basquetebol. Se já perdia demasiado tempo a jogar MyCAREER, agora é que estou tramado.
A história desta edição leva-nos à vida de MP e as possibilidades de carreira são imensas. Ao traçar a minha história com o meu jogador, senti que estava a ter uma verdadeira experiência do que é ser uma estrela de NBA, dentro e fora do campo.
NBA 2K22 é o jogo mais polido e evoluído da série NBA 2K. É um upgrade digno e que vale a pena investir, especialmente na nova geração.
Este ano, mais uma vez, a edição especial do jogo (NBA 75th Anniversary Edition) continua a compensar para os jogadores que têm o interesse de jogar regularmente e a possibilidade de dar os 15€ extra.
Esta análise foi possível com o apoio da Capital Games!
Redes Sociais