Café Mais Geek
  • Página Inícial
  • Press
    • Anime
    • Banda Desenhada
    • Cinema
    • Jogos de Tabuleiro
    • Literatura
    • Manga
    • Séries
    • Videojogos
    • Esports
    • Eventos
    • Videos
  • Studio
  • Original
  • Play
  • Viva
    • Dia Mais Geek
    • Geeks d'Ouro
  • Sobre
    • Sobre
    • Geek Call
    • Editorial
    • Contacto
    • Parceiros
  • Passatempos
  • Home
  • Notícias
    • Notícias
      • Hardware
      • Trailers
    • Brevemente no Xbox Game Pass: Guilty Gear -Strive-, Valheim, Sid Meier’s Civilization VI e mais
      Comunicados
      PlayStation anuncia descontos nas subscrições do PlayStation Plus
      Comunicados
      Campanha “Mega Março” arranca na PlayStation Store
      Comunicados
  • Análises
    • Hogwarts Legacy – Encontrámos algo mágico
      Análises
      Dead Space – Regresso de qualidade
      Análises
      Various Daylife – Um JRPG clássico
      Análises
  • Lançamentos
  • Antevisões
    • Forspoken – Demo
      Antevisões
      The Outlast Trials – Impróprio para cardíacos
      Antevisões
      Batora: Lost Haven – Uma bela aventura com espaço para crescer
      Antevisões
  • Esports
    • UDFAFE apresenta equipa feminina de criadoras de conteúdo de VALORANT
      Comunicados
      League of Legens na Season 2023
      Comunicados
      BETCLIC APOGEE renova com o F.C. Arouca
      Comunicados
  • Artigos
    • Artigos
      • Crónicas de um Jogador
      • Ideias de Jogo
    • Assassin’s Creed Odyssey
      Crónicas de um Jogador
      Dragon Age: Origins
      Crónicas de um Jogador
      Dark Souls II
      Artigos
  • Eventos
    • Votações abertas para a Vª Edição dos GEEKS d’OURO
      Nacionais
      Maurice Lemarche é a nova confirmação da Spring It Con!
      Comunicados
      Nolan North é o primeiro convidado confirmado para a Spring It Con
      Comunicados
  • Videos
    • Videos
      • Trailers
      • Nintendo Direct
      • Inside Xbox
      • State of Play
    • Returnal no PC a 15 de fevereiro
      Comunicados
      Novo trailer de One Piece Odyssey
      Notícias
      Dakar Desert Rally recebe trailer de lançamento
      Destaque
  • Especiais
    • Ciclo dos Horrores está de regresso
      O Pai Natal do Café Mais Geek está de regresso
      Vamos começar o Ciclo dos Horrores 2020
  • Play
    • Vídeo
    • Podcast
    • Livestream
PC/MAC
Análises
One Step From Eden
por Joel Henriques
Publicado a 13 Mai, 2020

Muita coisa, muito rápido!

Boas pessoal! Ao tempo que escrevo neste nosso adorado site, já sabem que gosto dos meus indies por perto. Por exemplo, aquando da demonstração do Hollow Knight Silksong, fiquei – e ainda estou – em pulgas para saber quando é que este ia sair. No entanto, não sei o que a Team Cherry anda a fazer aos fãs…

De qualquer modo, estou aqui para vos falar de outro jogo indie, um que mistura imensos elementos ao mesmo tempo, tentando combinar o melhor e o pior de cada um. One Step From Eden é um jogo com várias facetas, na minha opinião. Desde deck building a RPG estratégico, temos de tudo um pouco aqui. Mas será isso uma boa coisa?

Em primeiro vejamos os gráficos. Os desenhos dos mapas são relativamente básicos o que não se afigura como um problema visto que estaremos demasiado focados na posição das personagens e nas nossas skills em comparação com o resto. Também as personagens e os monstros são, de certa forma, esquecidos em termos de grafismo, por esse mesmo aspecto. O que nos interessa ali é matar, não tirar fotos ao jogo. Não quero com isto dizer que o jogo é feio, muito pelo contrário. Para quem gosta de um estilo retro no seu jogo, vão conseguir sentir-se em casa com este título. Para além disso, estas aproximações mais simplistas dos desenhos fazem com que o jogador se foque mais no gameplay e acreditem, vão precisar.

Depois a música. Ritmos variados e viciantes fazem com que o jogo pareça, de certa forma, um jogo de ritmo. À medida que temos de mover a personagem para não levar com ataques, esses desvios fazem parecer que estamos numa pista de dança. Não podemos, de todo, adormecer durante este jogo.

Finalmente, jogabilidade e aqui é que tudo se passa. Cada personagem tem as suas vantagens e desvantagens e existem imensas para serem desbloqueadas. Existe, igualmente, um leque variado de inimigos para fazer frente às nossas skills, assim como bosses.  Com cada início de partida, começamos a nível um e com as cartas base de cada personagem que escolhemos. Depois de cada ronda bem sucedida, ganhamos a possibilidade de adquirir mais cartas e experiência. Atingida uma certa meta de experiência, o jogador evoluí de nível e pode escolher um upgrade permanente. Sim pessoal, existem skills e efeitos permanentes do jogo. As skills são as cartas que nós escolhemos para o nosso deck entre rondas e as permanentes podem ser várias coisas, desde efeitos passivos como, simplesmente, adquirir vida que perdemos. As skills que nós escolhemos podem ser ativas durante o jogo. Cada skill está também agregada um ramo específico de poderes que, combinadas, oferecem poderes passivos ao jogador, por isso, tentem ter o máximo de cartas da mesma família o mais possível.

O estilo de jogo é que não favorece muito esta escolha. O jogador é colocado numa rede de blocos predefinido, onde este pode ativar as suas habilidades e desviar-se dos ataques dos inimigos. No entanto, tudo acontece tão rápido que é difícil sequer ver que skills é que temos preparadas. Para além disso, as rondas são tão rápidas que torna-se difícil saber o que fazer se o jogador não tiver decorado cada uma das suas cartas e o que fazer perante cada situação e cada inimigo. O conhecimento é chave para se ser bem sucedido neste jogo. Um jogador que inicie um jogo novo de One Step From Eden, apenas poderá ter fé  na sua sorte para subir o máximo possível. Este não é daqueles jogos em que temos a possibilidade de aprender. Somos simplesmente atirados para lá, com um tutorial reduzido e com imensas coisas para saber e perceber. Falta de suporte é bom até um limite. Não sabemos quais os melhores poderes para cada situação ou personagem, não sabemos quantos existem nem o que é recomendável fazer em cada situação, deixando assim a jogabilidade um pouco confusa. Parece que tentaram meter tanta coisa a funcionar ao mesmo tempo que nada ficou bem feito.

Certos jogadores, no entanto, irão gostar da velocidade e skill que o jogo envolve. Este jogo é a definição de git gud.

One Step From Eden
Capa
Satisfatório
Ação, Estratégia
Desenvolvimento: Thomas Moon Kang
Distribuição: Thomas Moon Kang
Plataformas: Nintendo Switch PC
Lançamento: 26 de Março de 2020
6.5
  • Positivo
  • Gráficos retro bem desenhados.
  • Bom ritmo de jogo.
  • Imensa replayability.
  • Negativo
  • Muita coisa a acontecer ao mesmo tempo, tendo assim uma jogabilidade confusa.
  • Falta de informação e história.
Escrito por:
Joel Henriques
A crescer com o Pokémon desde os cinco anos, apresento-me como um amante incurável do mundo dos videojogos e jogos de tabuleiro. Tenho como objetivo principal, em cada artigo que publico, escrever de forma a transmitir uma opinião simples, mas completa, para que todo o tipo de jogadores sinta que seja como se estivesse, ele próprio, a jogar. Acima de tudo, divirtam-se!

achamos que também podes gostar disto

Various Daylife – Um JRPG clássico
Imp of the Sun – Visualmente deslumbrante
Battletoads
Death Stranding

Redes Sociais

Parceiros

Ecoplay

Nintendo Portugal

PlayStation Portugal

Team17

Thunderful

Upload Distribution

Xbox Portugal

Café Mais Geek ® De 2017 a 2022 a tornar o mundo mais geek!
Hospedagem geek em Webtuga!
MAIS INFORMAÇÃOFECHAR
  • Sobre Nós
  • Play
  • Geek Call
  • Contacto
  • Parceiros
  • Avaliações
  • Termos e Condições