Depois do sucesso de Resident Evil 7: Biohazard e dos remakes de Resident Evil 2 e 3, não foi surpresa quando a próxima entrada da franquia foi anunciada no showcase da PlayStation 5. Não que a baixa qualidade de alguns dos jogos Resident Evil alguma vez tenham impedido novas sequências de serem lançadas, mas sucesso ajuda sempre.
Ambos os trailers mostram-nos o suficiente para termos a certeza de alguns detalhes sobre o jogo e para podermos começar a teorizar sobre a história e como se vai ligar com Biohazard. Portanto, antes de continuarem a ler o artigo, e se ainda não o fizeram, vejam os trailers seguintes.
Tendo em conta o que vemos nos trailers e o foi dito pelos produtores, Tsuyoshi Kanda e Peter Fabiano, sabemos que, tal como diz o nome, este jogo irá passar-se numa vila isolada do resto da sociedade por uma floresta densa. Pela neve e o estilo das casas, parece passar-se numa vila no Leste da Europa.
Isto demonstra desde logo uma quebra com o mapa apresentado em Resident Evil:Biohazard, que se passou maioritariamente na casa dos Bakers e no pântano à sua volta.
Outra aparente grande diferença entre ambos os jogos, é o número de personagens. Enquanto em Resident Evil: Biohazard, durante 90% da história os únicos personagens são Ethan, Mia e os Bakers. Pelo que podemos ver nestes trailers de Resident Evil Village, existe um maior número de personagens desde um grupo de senhoras de alta sociedade que bebem sangue de outras pessoas (por serem vampiras ou por fazerem parte de um culto). Pelo menos, uma já confirmada vendedora como em Resident Evil 4 e grupos de habitantes com hábitos muito peculiares que vão certamente complicar a vida de Ethan ou ajudar a avançar a história, já tendo sido confirmado pela Capcom que os personagens secundários/NPCs da história irão ter um papel muito mais relevante que em entradas anteriores da franquia.
Para além desta lista de personagens, que para já não podemos saber que papel irão desempenhar, os trailers mostram-nos um novo tipo de personagem que já foram confirmados ser inimigos durante o jogo, Lobisomens e outros Mutantes Homem-animal. Este novo tipo de inimigos parece ser mais inteligente, ágil e agressivo que a maior parte dos zombies com que lutamos normalmente nos jogos Resident Evil, tendo uma hierarquia social, conseguindo usar armas e conseguindo falar centre si e com outros. Por isso preparam-se para correr porque como a velhinha diz no início do segundo trailer “O sino toca para todos nós, e eles estão a voltar”.
Em termos de personagens jogáveis, vamos voltar a jogar com Ethan durante a maior parte do jogo que, por alguma razão, 7 anos depois dos eventos de Resident Evil: Biohazard é raptado por Chris Redfield depois deste também matar Mia e arruinar a vida feliz que ambos estavam a viver com a sua filha Rose. E é aqui que começam as minhas teorias.
À primeira vista, o trailer dá a entender que Chris Redfield será o vilão principal de Resident Evil Village, mas porque é que ele mudaria de tentar ajudar a nova Umbrella a limpar os erros do passado para de repente ajudá-los a voltar aos mesmos erros?
Não me interpretem mal, não estou a querer dizer que Chris Redfield vai ser um dos heróis do jogo, mas penso que ele está a ser manipulado pela “Nova Umbrella”, que está a utilizar os seus sentimentos de culpa pelas acções passadas com a empresa, para o fazer acreditar que está a fazer o que é certo quando, pelo contrário, está a ajudar a limpar qualquer traço das experiências que a empresa não quer que sejam descobertas pelo público.
Assim, julgo que Chris realmente acredita que está a fazer o correto ao matar Mia e raptar Ethan e a sua filha Rose, e não o está a fazer por de repente estar a favor das acções da Umbrella. O que me leva às duas próximas teorias.
Durante os eventos de Resident Evil: Biohazard, Mia está claramente infetada e apesar desta ser salva por Chris e o resto da equipa de Umbrella, juntamente com Ethan (pelo menos se tiverem o final “bom”, que aparenta ser o final cannon que o jogo está a seguir), nunca é dito se a infeção desaparece só porque matámos Eveline.
Assim, acredito que a infeção que afligiu Mia e os Bakers continua a existir em Mia e é dessa forma que Umbrella consegue convencer Chris com a desculpa de “controlar a propagação da infeção”.
Sendo um jogo de Resident Evil, é óbvio que a maior parte das criaturas que iremos lutar serão armas biológicas criadas pela Umbrella. Mas em Resident Evil Village, parece haver algo mais, parece que a vila em si será um inimigo constante com o qual teremos de lutar.
Acredito que a vila será um local isolado do mundo pela Umbrella para testar algumas armas biológicas ou para pôr pessoas que sabem demais sobre as suas atividades. Por outro lado, pode ser uma vila perto de um dos seus laboratórios que sofre por exposição às experiências da empresa.
Segundo a minha teoria, Ethan será raptado e posto propositadamente na vila ou conseguirá fugir das garras da Umbrella e de Chris Redfield e procurará refúgio, erradamente na primeira vila que encontra.
Em várias imagens dos trailers, parece haver referências a fetos e bebés o que me leva a querer que Rose, a filha de Mia e Ethan, irá ter um papel relevante no jogo. Além disso, Mia é ouvida a contar uma história de crianças que Ethan questiona, que pode ser uma metáfora para a trama do jogo.
Além disso, a vila aparenta idolatrar qualquer referência a nascimentos ou bebés, seja em desenhos, livros, marcas no chão ou tokens espalhados pela vila. Não acho que seria dado tanta relevância a isto se não fosse para ter importância na história.
Esta teoria é mais virada para os mecanismos do jogo que para a história. Vendedores espalhados pelo mapa não é algo novo na franquia de Resident Evil mas é algo que não foi feito em Resident Evil:: Biohazard, onde tudo o que precisávamos e podíamos encontrar estava espalhado pela casa e pelo pântano.
Mas, pelas várias referências a moedas no trailer e a frase proferida no fim do segundo trailer, dá a entender que para além da já confirmada vendedora na forma da velhota do trailer, haverá outros vendedores com armas, melhorias e itens que podes comprar especificamente de cada um.
Assim, se são fãs de Resident Evil, preparem-se para mais um jogo cheio de sustos, histórias convolutas e stress por gerir a posição dos teus itens no inventário, enquanto resolves puzzles bizarros espalhados por uma vila infestada de lobisomens e estranhos cultos que, segundo os produtores, irão fechar as histórias de várias personagens da franquia.
Redes Sociais