Sackboy: Uma Grande Aventura

PlayStation 4

Com a promessa de manter satisfeitos os jogadores que não fazem já a transição para a PlayStation 5, Sackboy: Uma Grande Aventura saiu na PlayStation 4, no mesmo dia que Marvel’s Spider-Man: Miles Morales foi lançado, para nos deixar de água na boca.

Nunca pensei que, ao fim de tantos anos, fosse possível ficar surpreendido com um jogo da série LittleBigPlanet. Lembro-me de jogar o primeiro jogo em 2008 e achar o conceito muito interessante e divertido, uma espécie de Mário da PlayStation, só que com um toque muito individual que promove a nossa criatividade. Com o lançamento de LittleBigPlanet 2 e LittleBigPlanet 3, vi o meu entusiasmo esmorecer com o passar dos anos, pois o conceito tinha se tornado repetitivo e mal explorado. Mas este ano de 2020, fui agradavelmente surpreendido por Sackboy: Uma Grande Aventura.

A componente visual do jogo é, certamente, um dos grandes pontos fortes de Sackboy: Uma Grande Aventura. O grafismo do jogo está impecável e o uso de diferentes cores com um contraste elevado torna cada nível muito próprio e cheio de vida. É realmente um jogo bonito de se jogar.

Outro destaque é a banda sonora espetacular que acompanha cada nível. Cada elemento sonoro combina com o que se está a passar no nível, seja um salto, um murro, uma parede a ser deslocada… Nada é deixado ao acaso e tudo muito bem sincronizado, fez-me lembrar os níveis musicais de Rayman Legends. Existe, inclusive, um nível dedicado à música Uptown Funk, de Mark Ronson com Bruno Mars, que está absolutamente fantástico.

Em Sackboy: Uma Grande Aventura há uma junção praticamente perfeita entre estas duas componentes que tornam a experiência de jogo simplesmente brilhante e muito divertida.

O gameplay de Sackboy: Uma Grande Aventura é muito semelhante ao que já estávamos habituados a experienciar nas últimas entradas da série LittleBigPlanet. Continua a ser um jogo puro de plataforma, mas neste jogo a maneira de jogar foi simplificada ao máximo para podermos aproveitá-lo sem as várias nuances demasiado complicadas que o envolviam (como os stickers que eram preciso ser colados para desbloquear certas recompensas).

Um dos pontos que me deixou mais descontente no jogo, mas que já estava à espera, foi a falta de conteúdo narrativo. Eu sei que um jogo de plataforma não tem como propósito principal contar uma história, mas fiquei a achar que poderiam ter melhorado.

Sackboy: Uma Grande Aventura é um jogo divertido que promete horas e horas de conteúdo jogável (sozinho ou com amigos). Fica a questão “quão bom estará este jogo na PlayStation 5?”. Já faltou mais para conhecermos a resposta.

Capa
8.5
Sackboy: Uma Grande Aventura
Sackboy: A Big Adventure
Muito Bom
Data de Lançamento 12 de Novembro de 2020
Editado por Distribuido por
  • Grafismo e cor
  • Banda sonora
  • Gameplay simples
  • Pouco conteúdo narrativo
André Pinto
Escrito por: André Pinto

Engenheiro químico de dia, cinéfilo e gamer à noite, geek a tempo inteiro. Desde muito novo que a minha mãe me dizia "Não percas tempo a ver séries e a jogar esses joguinhos"... Well look at me now, mom! De todas as pancas que tenho, Harry Potter e Doctor Who são, possívelmente, as maiores de todas. Quem quiser combinar uma ida ao cinema, estou por Lisboa. Allons-y!