Saints Row: The Third Remastered

PlayStation 4

Este é um jogo para maiores de 18… Este é um jogo para maiores de 18… Está dito, por isso preparem-se. Se GTA é um jogo para maiores de 18 devido à sua violência e liberdade para fazer e dizer tudo, então Saints Row é um clone único. Provavelmente esta é uma frase injusta, mas temos de ser realistas quanto à forma como Saints Row foi considerado desde o início e apesar de tudo, a cada jogo da saga, não tentavam esconder essa ideia, tornando-a mesmo numa paródia dentro do próprio jogo. Se nunca jogaram Saints Row, pensem nele como o seguinte: imaginem o GTA carregado de mods para tornar o jogo ultra irrealista e carregado de situações loucas. Se já imaginaram, estão a chegar onde eu quero. A saga está já no quarto capítulo, mas hoje vamos voltar ao terceiro jogo, que recebeu recentemente uma edição remastered. Vamos falar de Saints Row: The Third Remastered.

Lançado originalmente em 2011 ainda na PlayStation 3, Xbox 360, PC e até no OnLive (alguém se lembra disto?), foi criado pela antiga Volition, que pertencia à já inexistente THQ. O que mudou em 9 anos! Agora nas mãos da Deep Silver, coube à Sperasoft o desenvolvimento desta versão remasterizada. A empresa que é mais famosa por co-desenvolver grandes jogos com editoras como EA, Ubisoft, 2K entre outras, teve agora o seu primeiro grande trabalho a desenvolver em completo esta versão mesmo que, no fundo, continue a ser uma cooperação entre a companhia do passado e a do presente. Certo é que a Sperasoft fez aqui um trabalho incrível e, a meu ver, bem longe de poder ser chamado de um simples remaster.

Esta versão do jogo melhora a todos os níveis e onde o destaque recai é na forma como o jogo se comporta graficamente. Apesar do original ser um jogo do final da geração passada, a verdade é que o grafismo não se demonstrava na sua primazia. Não era um jogo feio, mas podia ter aproveitado muito melhor os recursos das consolas da altura. Quer ao nível de texturas, quer da luz envolvente, conseguiu-se criar aqui um aspeto bem longe do original e principalmente bem mais interessante ao nível do que estamos habituados nos dias que correm. Contudo, isso levou a alguns problemas técnicos que podem não ser do agrado de todos. Não se preocupem, que o jogo não está completamente destroçado, mas a velocidade de frames por segundo, ou fps, acabou por se manter nos 30, não havendo qualquer melhoria neste aspeto. Aliás, se estiverem a jogar numa Xbox One X vão estar nos 60fps estáveis, mas nas consolas base o jogo está mesmo bloqueado para não ultrapassar o valor de 30fps. Não piora, nem melhora, mantém-se exatamente como o jogo original. E a PS4 Pro perguntam vocês… Bem, essa consegue chegar a uns instáveis 40fps.

O resto do jogo acaba por não sofrer grandes alterações, além desta ser uma versão definitiva, podem contar com tudo aquilo que o jogo original oferece. Por isso se já jogaram na altura, não vão ganhar nada de novo em voltar a jogar. Está mais bonito, mas não oferece novas experiências para os fãs da saga, que ansiosamente aguardam um quinto capítulo. Será uma ótima aposta para todos aqueles que nunca se aventuraram nesta saga, pois vão encontrar um jogo onde a saga já se tinha estabelecido como própria e onde o salto foi gigante em conteúdo. Este foi o jogo que catapultou a saga e apresentou o seu estilo muito próprio de uma forma como ainda não tinha conseguido. A personalização, as ideias, a história e tudo o que a envolve, os personagens e todas as características do jogo são altamente exageradas e incrivelmente divertidas.

Saints Row: The Third Remastered é um excelente jogo para nos divertir. O seu exagero faz com que todos os momentos passem bem e não sejam de todo aborrecidos. O seu grafismo é o ponto alto desta versão para as atuais consolas. O trabalho feito foi altamente aprimorado e mostra como um remastered pode ser bem mais do que um simples upscale. Falha em algumas áreas como é o caso dos fps, que numa consola base não vão além dos 30fps, sendo que os jogadores sempre preferiram o dobro deste valor. Contudo, na Xbox One X alcança facilmente os 60fps estáveis, tendo assim a melhor oferta para este jogo nas consolas. Este é um jogo que se nota ter sido trabalhado com muito gosto e onde os resultados demonstram um grande esforço em oferecer a melhor experiência.

Eu estou rendido e vocês?

Esta análise foi possível com o apoio da Ecoplay!
Capa
8.5
Saints Row: The Third Remastered
Muito Bom
Data de Lançamento 22 de maio de 2020
Editado por Distribuido por
Lançado em
  • Divertido à brava
  • Não tenta ser demasiado sério
  • Aspecto gráfico está incrível e altamente atualizado em relação ao original
  • Bloqueado a 30fps nas consolas base, 60fps apenas na Xbox One X
Eduardo Rodrigues
Escrito por: Eduardo Rodrigues

Considero-me um geek da cabeça aos pés. Adoro uma boa leitura, apreciar a arte da BD e da Manga, ver de uma assentada aquela série ou anime incrível, ir ao cinema e devorar um filme e deliciar-me com uma aventura interativa nos videojogos e nos jogos de tabuleiro. Sou um adepto da mágica Briosa e um assistente fervoroso no estádio.