Shin Megami Tensei V da empresa japonesa Atlus chegou à Nintendo Switch. Após a minha experiência, posso dizer-vos que este jogo foi criado para os amantes de RPG. Atrevo-me a dizer que é dos melhores de 2021 pelas suas diversas qualidades.
Nunca tinha jogada a série Shin Megami Tensei, pelo menos que me lembre, por isso tudo o que neste artigo vos parecer familiar, para mim foi novidade.
Encarnamos um estudante de Tóquio que descobre outra realidade da cidade. Iremos enfrentar um cenário pós apocalíptico, onde diversos demónios habitam. Nós, através de uma fusão, tornamo-nos num Nahobino, um ser que não é nem humano, nem demónio e que tem poderes celestiais. Sentimos nos como um herói. O jogador fica livre, faz as suas escolhas ao longo do jogo e decide o final.
Existe uma sensação grande de solidão nesta atmosfera em que tudo está destruído. A pouco e pouco, vamos percebendo as nossas tarefas no jogo e conhecendo os antagonistas. O conhecer a que me refiro traduz-me somente nos combates que temos com eles, uma vez que a nível de profundidade pouco ou nada sabemos das suas histórias e motivações. Este ponto menos positivo não afeta o pragmatismo do jogo, que está mais interessado no nosso progresso. Um pouco ao estilo do Pokémon, mas com demónios. Digo isto, porque de certo modo colecionamos e compramos itens, como feitiços e curas para as batalhas. Além disso, vamos angariando demónios para a nossa equipa, que podemos usar de forma rotativa.
Os combates acontecem por turnos e temos a opção de lutar ou de falar para convencer os demónios a juntarem-se à nossa jornada. Atenção que a nossa morte gera um Game Over que obriga a recomeçar num ponto anterior da narrativa. Na minha opinião, este é o ponto mais fraco do jogo. O salvar em qualquer ponto da história não está à distância de um botão e se temos o azar de haver Game Over, temos de repetir pontos que já tínhamos resolvido.
Além de habilidades, os demónios e nós próprios temos níveis que nos vão permitindo tornar as personagens cada vez mais forte. Há um enorme senso de exploração por recompensa neste jogo que torna a experiência desafiante. Somos incentivados a desvendar o mapa para recolher pontos.
A personalidade do jogo está, sem dúvida, nos diversos visuais com cores fortes e nos efeitos sonoros. A experiência é imersiva e viciante.
Com o avançar do jogo, podemos passear entre Tóquio destruída e a Tóquio que vimos no começo do jogo. A narrativa é densa e o senso de descoberta por recompensa e evolução constante não nos deixam abandonar a obra. Queremos sempre chegar ao próximo ponto e ir desvendando mais da história.
Shin Megami Tensei V é um jogo de fantasia que mexe em conceitos mitológicos. É um RPG à moda antiga, mas com todas as atualizações e mais algumas que nos fazem sentir que estamos a jogar algo novo e atual. Para iniciantes, o deslumbre encontra-se em todo o lado, sobretudo na criatividade da narrativa e na qualidade dos gráficos. Para os jogadores do género é uma boa adição, talvez até a melhor de 2021.
Redes Sociais