Spelunky 2 – De volta à caverna

PC/MAC

Spelunky 2, a sequela ao elogiado jogo de pataformas 2D Spelunky, teve a sua data de lançamento no mês passado, a 15 de Setembro para a PlayStation e a 29 de Setembro para Microsoft Windows, e é exactamente o que os fãs podiam esperar e ainda mais.

Spelunky 2 traz-nos de volta às cavernas exploradas no primeiro jogo, mas desta vez na pele de Ana, a filha do explorador do primeiro jogo, que está a tentar encontrar o seu pai desaparecido.Tal como no primeiro jogo, Ana terá de navegar cavernas repletas de inimigos e armadilhas enquanto procura por tesouros e materiais que a ajudem na sua aventura.

Mas a série Spelunky não se trata de só mais uma franquia de plataformas como outras que possas ter jogado. Estes jogos são uma série de puzzles e labirintos tão difíceis de navegar que são não só um teste à tua capacidade de resolver puzzles mas também à tua persistência.

Mantendo o espírito do primeiro jogo, Spelunky 2 mantém a arte de animação 2D que todos adoram, tal como o nível de frustração com a morte que consegue bater qualquer jogo da série Dark Souls. Neste jogo, cada vez que Ana deixa as suas vidas chegar a zero, terá de voltar À PRIMEIRA CAVERNA (ao estilo de Supermario Bros para a NES) perdendo todo o ouro, diamantes e itens que foram coleccionados até ao momento. Um jogo que não tem um sistema de save ou save points ao contrário da maioria dos jogos modernos.

Isto num jogo, no qual muda o mapeamento dos níveis cada vez que o reinicias, não é nada fácil, mas antes que penses “esse jogo parece demasiado frustrante”, na verdade é um mecanismo que te vai fazer querer voltar a jogar os níveis vezes e vezes sem conta, pois cada vez que jogares vais conseguir fazê-lo melhor e evitar/matar os inimigos e armadilhas mais rápido. Isto juntamente com a excelência música e a já mencionada animação torna o jogo mais atrativo do que a frustração que por vezes cria em ti.

E não só de castigo pela morte se faz Spelunky 2. Para te ajudar no sentimento de orgulho e realização que terás cada vez que completas uma zona novos NPC’s (que honestamente têm uma lore mais complexa que o que se podia esperar de um jogo de plataforms 2D), vão aparecer para tornar o mundo de Spelunky mais imersivo e para te ajudar. Alguns vão abrir-te atalhos em troca de matérias ou ouro para que não tenhas de repetir níveis que fizeste anteriormente, outros vão acompanhar-te na viagem pelas grutas para te ajudar a combater inimigos e outros vão aparecer na forma de vendedores que te vão vender objetos que tornam a viagem mais fácil.

Para além de tudo isso, Spelunky 2 adiciona ainda novos mapas aos que já foram explorados ao primeiro jogo, um novo mecanismo de física líquida que vai tornar os mapas mais interessante ao espalhar água ou lava pelo mapa de uma forma muito realística e um novo modo de cooperação de até 4 jogadores e modos competitivos. Dor partilhada é dor diminuída certo?

Honestamente, é um jogo que me surpreendeu, visto que não tinha jogado Spelunky anteriormente e que agora quero continuar a voltar todos os dias para continuar a avançar nas cavernas, a encontrar novos NPCs e a salvar o pequeno pug Montey que está sempre perdido em todas as cavernas.

Recomendo a todos experimentarem, por isso vão explorar Spelunky 2, e preparem-se para mais mortes do que algumas vezes tiveram num videojogo. Mas é aí que está o charme do jogo, certo?

Capa
9
Spelunky 2
Incrível
Data de Lançamento 29/09/2020
Editado por Distribuido por
  • Animação 2D Visualment Atrativa
  • Música Apelativa
  • Lore Complexa
  • Puzzles e jogabilidade desafiantes
  • Novos mecanismos adicionam bastante comparado com o primeiro jogo
  • Por vezes pode tornar-se frustrante
Diogo Gomes
Escrito por: Diogo Gomes

Milenial com mestrado em Psicologia Clínica com especialização em Sexologia apaixonado por Artes, Videojogos e Tatuagens. Auto-intitulado Rogue que constantemente se perde na sua própria imaginação.