Não há nada que não se tenha visto antes no The LEGO Movie 2 Videogame, a menos que ainda não tenham visto o filme. Este é basicamente um jogo de plataformas LEGO com uma variedade de níveis abertos para encontrar peças colecionáveis e resolver puzzles simples. A baixa dificuldade torna o jogo perfeito para um público mais novo e mesmo para os pais brincarem com os seus filhos, e a área de construção permite que a criatividade ganhe asas.
A TT Games criou uma experiência semelhante ao jogo Lego Worlds com um mundo livre, com os jogadores a terem como objetivo completar pequenas tarefas para várias personagens espalhadas pelos vários mundos, tornando a experiência superficial e repetitiva.
No jogo vamos colecionado inúmeras peças e planos para construir, explorando os vários ambientes que existem no filme. A jogabilidade central é sólida e o jogador está livre para completar os objetivos e mover e destruir o que quiser. Além das missões principais, há missões secundárias que se podem resolver, que são necessárias se quisermos coletar todas as Peças Mestres e para terminar o jogo a 100%. As peças que vamos colecionando são tijolos, que são necessários para montar vários objetos, que servem para construir desde ferramentas que são necessárias para completar os objetivos do jogo como para construir edifícios. Esta fase de construção é bastante simples: se uma personagem pedir que se construa algo, basta aceder a um menu, selecionar o objeto, determinar onde colocá-lo e pronto. As personagens ficam todas felizes e passamos para o próximo objetivo. É uma atividade surpreendentemente simples que serve como a maior tarefa do jogo e aborrece rapidamente. Mas por mais desinteressantes que sejam os objetivos, mudar de um destino para outro encoraja o jogador a explorar o mundo aberto em busca de tesouros valiosos que permitem desbloquear novos planetas.
Quanto ao mapa, há alguns dos locais que são maiores do que outros – o primeiro, Apocalypseburg, é um mundo realmente muito grande – e nestes lugares haverá a possibilidade de construir veículos para nos movermos mais rápido. Cada mundo tem um tema de acordo com os locais do filme, mas dada a rapidez com que se salta de uma tarefa para outra, não há muito espaço para contar histórias.
Redes Sociais