Top 5: Super Mario em 2019

Quem aí desse lado não conhece o canalizador de bigodes, com uma fatiota vermelha e azul? Devem ser muito poucos e hoje, dia 10 de março para quem estiver a ver isto mais tarde, comemora-se o dia do Mario. Porque neste dia? Bem, vou tentar explicar. Este dia surgiu nos Estados Unidos onde as datas são escritas ao contrário daqui, logo onde habitualmente escrevemos 10MAR, por lá escrevem MAR10. Acho que não preciso de dizer muito mais para que se compreenda a relação entre este dia e a mascote da Nintendo. Apesar de ser um dia criado pelos fãs há alguns anos atrás, hoje é já acolhido pela própria empresa como o grande dia do Mario e nos Estados Unidos é mesmo celebrado com um conjunto de atividades e descontos nas lojas oficiais da marca. Cá em Portugal, em 2019, as lojas entraram também nesta onda e criaram uma série de promoções em jogos relacionados com o personagem. Para comemorar este dia, queremos deixar aqui uma pequena homenagem a esta gigante série. Não vamos falar de todos os jogos, pois seria um trabalho para umas dezenas de artigos, mas vamos apenas referir um pouco sobre os mundos por onde Mário já passou.
Muitos de vós já devem estar fartos de ouvir a história de Mario e não me vou aprofundar muito neste aspecto. Este surge pela primeira vez no jogo arcade Donkey Kong como Jumpman, tentando salvar a sua namorada Pauline – que regressou ao universo em Super Mario Odyssey – e passa a ter o nome de Mario pouco tempo depois, tendo um jogo onde faz de vilão, Donkey Kong Jr. passando ainda pelo jogo Mario Bros. até finalmente ter aquela que é considerado por muitos a grande estreia em Super Mario Bros. para a Nintendo Entertainment System, a máquina 8bits da Nintendo.
Desde aí que um dos heróis mais famosos da história tem passado por grandes mudanças e principalmente ultrapassou completamente a barreira dos videojogos. Um personagem icónico que ficará marcado para sempre na memória de muitos. Sejam jogadores ou não, o nome Mario será garantidamente do conhecimento de todos e agora em 2019, vamos aqui deixar onde podem encontrar este aventureiro com bigodes e o que vem aí que será para tomar em conta. Fiquem então com o nosso top 5 atual.
Já com um conjunto invejável de jogos este spinoff foi uma das entradas na Nintendo Switch durante o ano de 2018. Depois de um jogo morno na Wii U, a nova edição apresenta um jogo competitivo, carregado de extras interessantes e que com toda a certeza dará um grande número de horas de divertimento. Sozinho, acompanhado ou online, Mario Tennis Aces é uma aposta a ter em consideração, principalmente se são amantes do desporto. Conta com um leque de personagens bem interessantes e permite o jogo com sensor de movimentos ou em controlos clássicos. Bom para todos.
Eduardo Rodrigues
Escrito por: Eduardo Rodrigues

Considero-me um geek da cabeça aos pés. Adoro uma boa leitura, apreciar a arte da BD e da Manga, ver de uma assentada aquela série ou anime incrível, ir ao cinema e devorar um filme e deliciar-me com uma aventura interativa nos videojogos e nos jogos de tabuleiro. Sou um adepto da mágica Briosa e um assistente fervoroso no estádio.