Vampire: The Masquerade – Bloodlines é um jogo RPG de ação de 2004, desenvolvido pela Troika Games e publicado pela Activision para PC’s com Microsoft Windows.
Situado no mundo das Trevas da White Wolf Publishing’s, este título é baseado no jogo de RPG da White Wolf, com o nome Vampire: The Masquerade e segue um ser humano que é morto e reviveu como um inexperiente vampiro. O jogo descreve a jornada do jovem através de Los Angeles do início do século XXI para descobrir a verdade por trás de uma relíquia recentemente descoberta que anuncia o fim de todos os vampiros.
Bloodlines é apresentado a partir de perspectivas de primeira e terceira pessoa. O jogador atribui ao seu personagem um dos vários clãs de vampiros, cada um com poderes únicos, habilidades de combate personalizadas e diálogo adequado à rota de jogo escolhida. Dependendo do modo de jogar que o jogador prefere, pode avançar de maneira violenta ou não violenta pelo mundo. A seleção do clã (opção personalizável do jogo) afeta a forma como o jogador é percebido no mundo e quais os poderes e habilidades que o mesmo irá possuir ao longo do seu caminho, abrindo diferentes linhas de exploração e métodos de interação ou manipulação de outros personagens, assim, o jogador pode completar missões secundárias longe do enredo principal, movendo-se livremente entre os centros disponíveis: Santa Monica, Hollywood, centro de Los Angeles e Chinatown.
Na altura de lançamento do jogo, este vendeu em números extremamente reduzidos, considerado um falhanço comercial, principalmente devido ao seu número considerável de falhas técnicas, sendo que apesar deste facto, o mesmo recebeu um bom número de críticas positivas, nas quais várias empresas, consideraram-no como uma experiência memorável e uma novidade excepcional no mundo dos videojogos.
Para terminar, posso dizer-vos que apesar de ser pouco reconhecido e de se encontrar de certa forma “inacabado”, continua a ser um dos meus jogos preferidos e que pretendo, assim que sair a segunda edição em 2021, continuar a desfrutar deste universo fantástico.