Motel X 2021 – Antevisão 15ª edição
Publicado a 21 Jul, 2021

Mesmo com a pandemia, o Motel X continua em grande e o Café Mais Geek foi convidado para a sessão de apresentação da sua 15ª edição, que vai decorrer entre os dias 7 e 13 de Setembro deste ano, no Cinema São Jorge.

Com a clássica sessão de Warm-up a acontecer nas noites de 2 a 4 de Setembro, vais poder começar a preparar-te para o terror com as sessões de Rapsodo, uma noite imersiva dedicada aos contadores de histórias, que vai trazer o espírito do clássico momento de contar histórias de terror em redor de uma fogueira, que vai acontecer no Convento São Pedro de Alcântara e com a participação de nomes incontornáveis como Maria João Luís, José anjos, Miguel Borges e Vítor Alves da Silva. Terás ainda Visões do Ego, a primeira incursão do artista Edgar Pêra no mundo da pintura apresentado através de teatro expressionista e Cinema Fantástico. E o já habitual Cinema ao Ar Livre, onde vão ser exibidos filmes clássicos de terror.

E como disse, estas são apenas as sessões de Warm-up que estão disponíveis para toda a gente assistir. Quando o programa começar, vamos puder contar com sessões de Longas-Metragens, que incluem entre muitos aclamados filmes modernos, como The Green Knight de David Lowery (que conta a história do cavaleiro, sobrinho do rei Arthur, que embarca numa aventura épica para derrotar um cavaleiro assombrado com uma maldição que o transforma numa planta); The Sadness, de Rob Jabbaz (que conta uma história muito contemporânea de um país que depois de um ano inteiro a combater uma pandemia, decide acabar com as normas de segurança e as pessoas voltam a estar infetadas, agora com sintomas muito graves que alteram o comportamento e levam os afetados a cometer crimes como homicídio, tortura, abuso sexual, entre outros); e Black Medusa de Yousseff Chebbi (que é um dos filmes cabeça de série do evento, por se focar na representação feminina no terror trazendo a história de uma mulher serial killer).

Para além disso, e continuando o tema da representação de feminina no terror, um novo programa, intitulado Fúria Assassina, vai focar-se em nos mostrar vários filmes com mulheres no papel de serial killers ao longo da história, desde Serial Mom e Audition nos anos 90 até filmes deste século, como Monster, Beise-Moi e The Countess.

Se preferires filmes mais experimentais, também o Motel X tem o que precisas, visitando filmes antigos como Jaccob’s Ladder (de Adryan Lyn), Inferno e 20,13 Purgatório (ambos de Joaquim Leitão) como um retrato de história da guerra do ultramar, mas também com filmes como The Amusemt Park (um filme perdido de George Romero que em 2019 foi libertado para o público), Macho Carne (de George Pedrosa), Saudade (de Russell Adam Morton) e The Return to Tragedy (de Bertrand Mandico).

E é claro, como é habitual, vamos poder contar com a sessões de Lobo Mau, que se foca em histórias de terror para crianças, o prémio Motel X para a Melhor Curta de Terror Portuguesa (apoiado pela Santa Casa da Misericórdia), o Prémio Motel X de Micro-Curtas e o aclamado Prémio Méliès d’argent, que todos os anos tem acontecido em parceria com o Motel X e que escolhe a Melhor Curta Europeia, que depois vai representar o continente na competição Mundial.

Com a mesma equipa por trás do evento, e com ainda mais apoio devido ao sucesso de anos anteriores e novas surpresas, esta edição tem tudo para continuar a crescer e a representar o que há de melhor no terror Português e Internacional. Por isso, se és um fã de terror não podes faltar! E não te preocupes se não fores de Lisboa, este ano, após as datas do Evento o Motel X, em parceria com os Cinemas Nos, vão espalhar o Terror por todo Portugal com uma maratona Nacional de Terror, onde vão ser exibidos os filmes mais premiados e aclamados do evento.

Escrito por:
Diogo Gomes
Milenial com mestrado em Psicologia Clínica com especialização em Sexologia apaixonado por Artes, Videojogos e Tatuagens. Auto-intitulado Rogue que constantemente se perde na sua própria imaginação.