6 prémios para “LISTEN” de Ana Rocha de Sousa

Listen é o primeiro filme de Ana Rocha de Sousa em formato de longa-metragem e já está a dar que falar por essa Europa fora. Estreou a 8 de setembro em Veneza, durante a 77ª edição do Festival de Cinema de Veneza e começou logo com uma grande ovação por parte do público. Não ficou por aqui, pois durante o festival, a longa-metragem arrecadou o Leão do Futuro de primeira obra, o prémio especial do júri da secção competitiva Horizontes, o Bisato d’Ouro – prémio da crítica independente italiana e Sorriso Diverso Veneza pela sua abordagem às questões sociais. Não bastando estes quatro prémios, foi ainda distinguido com o Casa Wabi – Mantarraya Award e o Hollywood Foreign Press Association.

Produzido pela Bando à Parte, em coprodução com a Pinball London e com distribuição pela NOS Audiovisuais em 2021, ’LISTEN’, baseado em factos reais, aborda o drama de um casal português emigrado em Londres, a quem os serviços sociais retiraram os filhos. O filme retrata a luta pela união da família após um erro irreversível.

Sobre o filme, protagonizado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia, pela atriz britânica Sophia Myles, Ana Rocha de Sousa adianta que ‘esta ideia surgiu em 2016, quando surgiram umas notícias sobre uma família portuguesa a passar por um caso de adoção forçada no Reino Unido. Na altura fiquei muito surpreendida e comecei a investigar. Fiquei, confesso, incrédula com o tema. Tinha sido mãe recentemente, a minha filha tinha 1 ano e eu, como tinha vivido no Reino Unido, sei exatamente que regras são regras lá. Sublinhando ainda o facto de estes casos acontecerem, sobretudo, com famílias de classes sociais desfavorecidas.

Eduardo Rodrigues
Escrito por: Eduardo Rodrigues

Considero-me um geek da cabeça aos pés. Adoro uma boa leitura, apreciar a arte da BD e da Manga, ver de uma assentada aquela série ou anime incrível, ir ao cinema e devorar um filme e deliciar-me com uma aventura interativa nos videojogos e nos jogos de tabuleiro. Sou um adepto da mágica Briosa e um assistente fervoroso no estádio.