Viticulture – As uvas são do outro mundo!
Publicado a 10 Out, 2022

Hoje é um bom dia, porque trago-vos mais um fantástico jogo da minha produtora favorita – Stonemaier Games -, um pequeno jogo chamado Viticulture. Aqui somos responsáveis pela produção dos nossos vinhos, sendo certo que teremos de produzir em consonância com aquilo que nos pedem. No entanto, já me estou a alargar, vamos primeiro ver, de modo geral, como se joga.

Primeiro passo: Definir a ordem de jogadores!

A primeira coisa a fazer em Viticulture é definir a ordem dos jogadores. Para isso, estes devem colocar os seus marcadores em vários patamares, de forma a que cada jogador saiba qual a sua ordem. Quanto mais baixo colocarem os seus marcadores, mais tarde jogam. No entanto, cada posição na tabela dá, ao jogador, acesso a benefícios específicos consoante a posição de adotem. Por exemplo, a última posição do jogo garante ao jogador que a escolher um trabalhador bónus que apenas pode utilizar naquela ronda.

Segundo passo: Colocação de Trabalhadores!

Esta é a parte mais importante do jogo. Viticulture é um jogo de alocação de trabalhadores puro, ou seja, cada jogador irá selecionar uma ação disponível e realizar essa mesma ação. Em regra, uma casa ocupada por um trabalhador, significa que o jogador não pode selecionar a mesma ação. Todavia, uma grande inovação deste jogo é o Grande Worker. O Grande Worker funciona como um trabalhador normal, mas com um bónus: ignora a existência de outros trabalhadores na mesma casa, ou seja, se a casa já estiver ocupada com o nosso trabalhador ou com outro de outra cor, podemos voltar a realizar a mesma ação, no mesmo ano. Agora, podemos não utilizar este trabalhador para esses fins. Como disse, o Grande Worker pode ser utilizado para jogar noutra ação que não aquela que já está ocupada. Caberá, a cada jogador, definir a melhor estratégia para ganhar.

Aliás, o jogo termina quando chegamos a um número de pontos de vitória certos, pelo que podemos considerar os pontos de vitória como uma corrida: quanto mais rápido conseguirmos pontuar, maior é a probabilidade de ganhar! Para isso, também temos de ter em atenção ao jogar as cartas de visitantes. As cartas de visitantes, sejam os visitantes de verão, sejam os de inverno, têm imensa influência no jogo, seja pelos pontos de vitória, seja para acelerar a construção do nosso império.

Por fim, queria apenas fazer alusão à construção da nossa vinha. Tudo o que estiver em torno desse elemento é essencial para a vitória, seja através da construção de infraestruturas no nosso tabuleiro individual, seja através da extração das uvas, seja através da venda dos nossos terrenos, etc. Tudo contribuí para o nosso sucesso e cabe ao jogador decidir o que quer fazer. Existe sempre o fator sorte, é verdade. Principalmente naquelas cartas de visitante. Também as cartas com os pedidos precisam de estar do nosso lado, uma vez que apenas podemos completar ordens com aquilo que temos. Enfim, há uma imensidão de coisas para fazer e descobrir neste jogo.

Terceiro passo: Dar reset ao ano e repetir!

No final do ano, basta seguir os passos que estão descritos no tabuleiro central e repetir os passos anteriores. Simples e eficaz!

Veredito

Viticulture é um dos melhores jogos da Stonemaier Games. A separação que existe entre as estações do ano, o facto de conseguirmos uma produção e cada vez mais recursos por cada ano que passa é uma dinâmica interessante de se ver e estou certo de que irá agradar a muitos jogadores, experientes ou iniciantes. Não se compara ao sucesso que Wingspan tem, mas merece tanto ou mais louvor pois é um jogo mesmo bem feito.

Uma pequena nota que não fiz referência, mas que é igualmente importante – e, diga-se, já esperado – é a questão dos componentes de jogo. A Stonemaier é conhecida não só pela qualidade dos jogos que apresenta em termos de mecânicas, como pela qualidade dos materiais que utiliza nos seus jogos. É, realmente, impressionante. Seja pela arte, seja pelos componentes, ficamos sempre a ganhar.

Esta análise foi possível com o apoio da Stonemaier Games!
Viticulture
Muito Bom
Jogadores: 1-6 Duração: 00H45M (45-90 min min)
Lançamento: 2015
Temática:
Distribuição:
8.5
  • Positivo
  • Estrategicamente elegante;
  • Componentes fantásticos e duradouros;
  • Modo solo.
  • Negativo
  • A expansão é um elemento essencial.
Escrito por:
Joel Henriques
A crescer com o Pokémon desde os cinco anos, apresento-me como um amante incurável do mundo dos videojogos e jogos de tabuleiro. Tenho como objetivo principal, em cada artigo que publico, escrever de forma a transmitir uma opinião simples, mas completa, para que todo o tipo de jogadores sinta que seja como se estivesse, ele próprio, a jogar. Acima de tudo, divirtam-se!