Nintendo Switch
Chocobo GP
Publicado a 05 Ago, 2022

Já com mais de cinco anos de vida a Nintendo Switch continua com Mario Kart 8 no topo da lista de jogos de karts. É uma marca incrível que, desde a Wii U, continua a circular e a vender tantos milhões. É o título mais vendido da consola e promete continuar carregado de bom conteúdo. Muitas vezes vamos encontrando tentativas de fazer frente a este gigante da Nintendo. São vários os jogos que tentam imitar a fórmula e poucos conseguem oferecer algo realmente diferenciador e com tão boa qualidade. Agora é a vez da Square Enix voltar à carga apostando num novo Chocobo GP, que chega 23 anos depois do primeiro título deste spinoff de Final Fantasy, desenvolvido em exclusivo para a Nintendo Switch. Como será que se aguenta com o seu grande rival? Vamos descobrir!

Se é a vossa primeira aventura com este gênero de jogos e querem ter a experiência completa, então o mais certo é irem até ao modo história. O menu não irá apresentar este modo como destaque, mas ele está lá. Neste modo vão encontrar um tutorial suficientemente profundo para perceberem os controlos do jogo e como devem reagir aos circuitos. Depois de explorarem este tutorial, que deixem-me desde já referir que apanhei alguns problemas, chega o momento de avançar pela história propriamente dita. Esta apresenta-se digna do nome do modo. Com cenas feitas em formato diorama, diálogos e tudo com vozes reais a recriar todos os momentos.

Como habitualmente neste tipo de jogos, a história é só um extra para nos levar aos circuitos e explorar a velocidade da melhor maneira. Por isso, não tenham problemas em avançar com os momentos de conversa. Não vão perder uma profunda narrativa que merece por tudo ser conhecida. Se decidirem ouvir todos os diálogos, podem contar com alguns momentos divertidos dignos do ambiente apresentado por este spinoff.

Apesar de um estilo colorido e de acordo com os personagens presentes, o jogo apresenta alguns itens bem drásticos e que por vezes parecem ligeiramente fora do resto. É uma mistura entre o habitual jogo de karts divertido e um brutal massacre dentro da pista. Posso estar a exagerar, mas foi realmente surpreendente ver alguns dos detalhes do jogo. Aliado a isto está a forma de jogar, que é o fator mais importante e que torna o Mario Kart no rei deste gênero. Já explorei muitos títulos semelhantes e este pareceu-me bem responsivo à partida. O jogo apresenta algumas mecânicas que me fizeram alguma confusão no início. Apesar de achar que Chocobo GP se comporta bem nas corridas, sinto que tem uma maior curva de aprendizagem que outros jogos. Atenção que não me refiro a algo impossível de dominar, mas ligeiramente mais chato.

Esta questão está sempre ligada ao drift, que se tornou num detalhe extremamente importante nestes jogos de karts. Este pequeno detalhe que Mario Kart faz tão bem, tornou-se num fator determinante para o sucesso ou insucesso de muitos jogos. Cada novo título tenta oferecer algo novo e diferenciador, mas são poucos os que o fazem bem e se destacam. Este jogo tem um modo de fazer drift que será relativamente mais complexo para alguns jogadores, mas depois de compreender o funcionamento, o jogo torna-se muito mais interessante.

Os itens do jogo, ou Magicites, precisam também de algum tempo de habituação. Se jogaram o modo história irá facilitar esta aprendizagem, com cada personagem a mostrar cada um dos itens existente. Além disso, podem também encontrar um guia no menu que vos vai ajudar a perceber o seu funcionamento. Além deste itens, podem encontrar habilidades especiais em cada um dos personagens. O que transforma a jogabilidade a cada corrida.

Chocobo GP é versátil e suficientemente rico nos seus conteúdos. Para os fãs do primeiro jogo, deve ser incrível ver este regresso. Para os restantes jogadores, vai ser mais um ponto de comparação com tantos outros jogos. No final dos anos 90 e no início dos 2000, muitos jogadores apaixonaram-se por um estilo de jogo de karts. Há quem seja fã acérrimo do modelo apresentado pelo jogo do Crash, há quem mantenha a sua lealdade ao clássico Mario Kart, houve também quem se tenha ligado ao universo Final Fantasy em todas as vertentes. Certo é que todos eles tinham as suas particularidades e principalmente destacavam-se de alguma forma do seu principal concorrente.

Hoje, Chocobo GP tem um trabalho tão árduo como naquela altura. Mesmo com menos jogos do gênero no mercado, Mario Kart é um monstro de vendas e parece que nenhum se consegue aproximar. Com o lançamento exclusivo nas consolas Nintendo Switch fica ainda mais difícil conseguir uma parte das vendas.

Como referi, o jogo tem conteúdo suficiente para se conseguir manter e, mesmo com algumas ideias fora do lugar, apresenta-se como um concorrente forte para os seus rivais. Dificilmente tirará a coroa a Mario Kart 8, mas é boa alternativa para quem já tiver cansado do canalizador mais famoso.

Esta análise foi possível com o apoio da Nintendo Portugal!
Chocobo GP
Muito Bom
Distribuição:
Plataformas:
Lançamento: 10 de Março de 2022
8
  • Positivo
  • Jogabilidade única em várias vertentes
  • Muito conteúdo para explorar
  • Negativo
  • Curva de aprendizagem parece ser mais elevada que outros jogos do género
Escrito por:
Eduardo Rodrigues
Considero-me um geek da cabeça aos pés. Adoro uma boa leitura, apreciar a arte da BD e da Manga, ver de uma assentada aquela série ou anime incrível, ir ao cinema e devorar um filme e deliciar-me com uma aventura interativa nos videojogos e nos jogos de tabuleiro. Sou um adepto da mágica Briosa e um assistente fervoroso no estádio.