PlayStation 4
NBA 2K21 – Primeiras Impressões
Publicado a 03 Set, 2020

A demo de NBA 2K21 saiu esta semana que passou e veio criar expectativas sobre o que esperar desta nova versão do jogo.

Se és daqueles jogadores, como eu, que não conhecia muito bem o jogo, mas que este ano comprou porque estava a 5€ na PlayStation Store ou porque foi oferecido pela PlayStation Plus, ficou entusiasmado com o jogo e começou lentamente a viciar viciado em NBA, prepara-te para algumas surpresas.

O modo MyCareer sempre foi o meu favorito em jogos de desporto, e em NBA 2K20 não foi excepção. Por isso, nesta demo, a primeira coisa que experimentei foi precisamente o MyPLAYER Builder.

Em comparação com o jogo anterior, e falando estritamente na construção do MyPLAYER, que é o que a demo disponibiliza, NBA 2K21 não parece ter muitas diferenças. Mantém o mesmo catálogo de caras, skill moves e personalização. O que por um lado é bom, porque sabemos já como funciona a construção de personagem, mas por outro lado seria interessante ver algum aspecto inovador. Talvez tenhamos acesso a mais detalhes quando o jogo final sair.

Uma coisa que me deixou triste foi que, depois de construir o nosso MyPLAYER, apenas podemos fazer um jogo de 6 minutos cada quarto. Nas demos anteriores, antigamente chamadas de “Prelude”, tínhamos acesso a algum conteúdo da história principal do MyCareer que depois progredia para o jogo final, se o decidíssemos adquirir. É uma pena que não tenham continuado neste registo.

Uma das diferenças que se destaca é a alteração da barra do lançamento. É bastante diferente da que estamos habituados nos últimos anos. E, a meu ver, não foi uma alteração para melhor, como quando alteraram a barra do NBA 2K17 para o NBA 2K18.

Honestamente, não sei como me sentir com esta mudança, mas a minha primeira reação foi que achei uma alteração um pouco desnecessária. A 2K Sports pode ter os seus argumentos, mas dos poucos jogos que fiz, vi-me com alguma dificuldade em acertar lançamentos no timing certo, arriscando-me a dizer que não consegui fazer nenhum triplo ou conseguir fazer um único jumpshot, e isso é um ponto negativo nesta primeira impressão do jogo.

Nesta demo, só é possível fazer 5 jogos rápidos contra o computador. A equipas disponíveis são os Milwaukee Bucks, Los Angeles Clippers, Los Angeles All-Time Lakers e Boston All-Time Celtics. Como fã dos Lakers que sou, o meu primeiro jogo teve de ser com os All-Time Lakers, mas depois de ver o estrago que o Giannis Antetokounmpo estava a fazer à minha equipa, tive muita curiosidade em jogar com os Bucks.

Dos jogos que fiz, notei algumas diferenças para o NBA 2K20. Defender está mais difícil, no entanto fazer blocks está mais fácil. Fazer lançamentos foi claramente um desafio, talvez pela nova barra de lançamento ou porque aumentaram a dificuldade de acertar no cesto à distância. Os gráficos estão iguais (perfeitos, como sempre) mas acredito que na futura versão da PlayStation 5 hão de estar qualquer coisa de extraordinários. A mudança mais agradável é o shot clock que agora não só aparece ao pé do game clock, mas também aparece no chão da área que está a ser atacada.

A demo de NBA 2K21 está disponível gratuitamente em todas as plataformas. Fica agora a dúvida no ar de que se é uma boa amostra do que o produto final do jogo vai ser.

Pessoalmente não fiquei entusiasmado como fiquei com as outras demos de jogos anteriores, mas estou definitivamente curioso para saber mais sobre NBA 2K21. Nomeadamente o modo MyCareer e o modo MyTeam.

Quer sejas um fã de longa data ou um jogador recente, esta demo é algo que precisas de experimentar e tirar as tuas próprias conclusões.

Escrito por:
André Pinto
Data scientist de dia, gamer e cinéfilo à noite, geek a tempo inteiro. Desde muito novo que a minha mãe me dizia "Não percas tempo a ver séries e a jogar esses joguinhos"... Well look at me now, mom! De todas as pancas que tenho Star Wars, Harry Potter e Doctor Who são as maiores de todas. Quem quiser combinar uma ida ao cinema, estou por Lisboa. Allons-y!